Olá, já faz 7 anos q descobri um mioma q segundo resultado de exame de ultrassom transvaginal q fiz na época, seria submucoso e aí na época fui encaminhada para um médico retirá-lo por vídeo, porém, para minha surpresa, o procedimento não pôde ser realizado pq o resultado do exame estava errado qto à localização do mioma. Fiz outros exames no mesmo local e eles insistiam q era submusoco, mesmo eu falando q a videoesterescopia q é mais eficiente q a ultrassonografia não o havia encontrado nada submucoso.
O primeiro médico da minha cidade o qual consultei para resolver o problema, de cara me assustou pq disse q eu deveria retirar o útero com 36 anos. Os outros: blá blá blá, me enrolando durante todo esse tempo (fiz 43 anos) falando sempre q tá td normal, q meus exames de hormônio e outros estão todos bons, que ainda posso engravidar, blá blá blá.
Após tanta enrolação decidi ir a outra cidade maior há 60 km, procurar um ótimo médico para realizar uma Fertilização In Vitro. E ele pediu, para q a FIV fosse bem sucedida, q eu retirasse o mioma q ele viu na ultrassom q fez pessoalmente em mim. Aí resolvi fazer exames tb naquela cidade e o mioma, desta vez sua localização foi diagnosticada como intramural com componente submucoso.
Pois bem, procurei váaaarios médicos tanto da minha cidade, como da outra, para q me realizassem uma miomectomia abdominal. Foram váaaaarios nãos: um falou que não tem como retirar esse mioma de jeito nenhum, outro q cortaria minha pelve de fora a fora devido ao tamanho recente do mioma (6cm) e q se visse q não teria como retirá-lo, fecharia novamente e pronto, outro q não tem equipe para isso, outro q simplesmente não realiza esse procedimento, outro q agora só vai trabalhar como coordenador de faculdade, aff… até q retornei ao médico da FIV e expliquei a ele q não tem como fazer o q ele pediu. Então ele afirmou categoricamente q tem sim. Aí eu pedi a ele nomes de médicos q eu deveria procurá-los q fosse preferencialmente do meu convênio. Foi aí q cheguei no único médico naquela cidade q encarou esse mioma a pedido de seu amigo e já receitou Zoladex para reduzir o tamanho do mioma e impedir hemorragia.
Bom, vamos à miomectomia:
Fiz a cirurgia que durou 1 hora dia 17/09/14, com “o médico”, mais outro médico e uma instrumentador, em uma conceituado Hospital. Útero preservado e corte de +- 6 a 7 cm. No primeiro dia tive vômitos devido à anestesia.
Tive alta no dia 18 às 23h, eu teria no dia 19 de manhã, porém, como sou alérgica a ambientes fechados, a alguns cobertores, colchões, travesseiros, etc. comecei a espirrar e escorrer o nariz. Fiquei preocupada com aderências e as 20h30 pedi para falar com a enfermeira-chefe e expliquei td a ela q ligou para o médico e tb o explicou, aí ele veio as 23h e me deu alta.
Cheguei a minha casa à 01h da manhã e subi de-va-gar-zi-nho uma escada de 21 degraus (moro em sobrado) e fiz aquele repouso bem excessivo e uma alimentação saudabilíssima. Só desci as escadas após 8 dias da cirurgia para ir ao retorno médico.
Não precisei tomar nenhum remédio a não ser para conter os espirros, nem fazer curativos, nem usar cinta, lavava muito bem e com cautela o corte.
Os sintomas q tive foram os seguintes: no quarto dia fiquei com mal estar devido ao intestino preso, aí apliquei minilax e reolvi esse problema em conjunto com a boa alimentação e então isto não ocorreu mais. Por 2 dias (5º e 6º dias) tive um dolorzinho abaixo do umbigo, até achei q era devido a eu ter forçado o intestino no dia anterior mas no retorno o médico disse q faz parte da cicatrização. Um pouquinho de enxaqueca devido a fixar muito a vista pq só lia, via TV. Deitava-me sempre de barriga para cima e com travesseiro embaixo das coxas e somente no quarto, me sentindo sem liberdade já q a escada me impedia de andar no resto da casa. Algumas gotículas de sangramento, praticamente nada. Um pouquiko de dor nas pernas embora eu dava uma andadinha de vez em quando e tomava um solzinho de manhã na sacada.
Com 8 dias após a cirurgia fui ao retorno médico, que me deu alta, ele disse q a minha recuperação foi excelente e perfeita, só não liberou pegar peso, fazer ginástica e sexo. Estou de férias do serviço e retorno dia 07/10 mas já estou liberada para trabalhar sentada, inclusive nem me deu atestado. A escada tenho q subir e descer devagar, por enquanto faço 1Xdia apenas. Valeu a pena toda a cautela. Estou bem aliviada e ainda quero ir devagar com as coisas e não exagerar. Não precisou retirar pontos pq são internos e saem sozinhos.
Aos 11 dias da cirurgia é q fui dirigir carro pq, apesar de eu ter recebido alta do médico, a minha família não me deu alta, rsrss. É um pouco cansativo mas me sinto muito bem, graças a Deus! Hj faz 2 semanas.
Tudo deu certo e foi mais rápido do q eu imaginava pq o dr havia falado em 40 dias pq há casos q realmente precisam, depende de cada organismo, da quantidade de miomas, do tipo de trabalho, etc. Que bom q deu certo através do meu convênio pq já estava procurando médico particular, de longe e q sairia bem caro. Agora aguardo alguns meses para retornar ao médico da FIV e se Deus quiser, tudo dará certo novamente.
E td dará certo a vcs q fizeram ou farão miomectomia, confie em Deus e não se preocupem.
↧
Por: Selma
↧